segunda-feira, 24 de setembro de 2007

[doc-n] gabriella [mão]

A experiência e sua importância na vida das pessoas. Atualmente, vivenciar determinadas situações, conhecer lugares, culturas, povo, arte, tecnologia e outras coisas mais não têm o mesmo significado de antes. E o que as pessoas conheceram e souberam admirar no passado, não são mais as mesmas que são conhecidas e admiradas hoje em dia. As mãos que construíram, que fizeram surgir tudo isso não existem mais e as mãos que tocam hoje já não são as mesmas de antes e, por isso, não possuem a mesma sensação e muito menos a experiência.
O tempo passa, algumas coisas envelhecem e permanecem assim e outras são substituídas pela tecnologia, pela novidade, pelo status e aí que se perde a experiência. O que se vive e o que se conhece e aprende não é mais aprendido nem vivido pela futura geração, pois as mãos mudaram.
Muda-se a cada ano o modo de vida das pessoas, a tecnologia avança e as máquinas vão se modernizando, as artes e o patrimônio histórico vão se reformando e acabam perdendo seu valor real, sua forma real.
Alguns exemplos podem ser tomados a partir dessa afirmação acima, pois sabemos que uma criança de 10 anos hoje não conhece e nem imagina coisas que conhecemos na nossa infância e, com isso, não conseguimos passar nossa experiência para a mesma.
Outra situação que pode ser abordada é em relação aos patrimônios históricos-
culturais. Sabemos que eles existem até hoje, mas não vivemos na época que foram construídos e desfrutados e, então, não fazem parte de nossas vidas, não estão vinculados à nós, não foram feitos e muito menos tocados por nós. Podemos dizer que não tivemos nenhuma experiência com isso.
E hoje, com a era digital., acabamos conseguindo mostrar pra a geração futura as nossas viagens, passeios, compras, e tudo através de internet, vídeos, câmeras fotográficas, porém, a experiência mais uma vez nunca poderá ser vivenciada por esses indivíduos que assistirão às cenas e nós mesmos não resgatamos o verdadeiro sentido das coisas, pois achamos que uma simples foto mostra tudo e diz tudo.
As pessoas precisam entender e buscar o real significado das experiências vivenciadas e tentar resgatar nossas raízes, pois tudo isso está nas nossas mãos.

Nenhum comentário: