sexta-feira, 14 de setembro de 2007

[doc-m] caio [peixe grande]

A introdução do livro Aqui está Nova York, escrita por Roger Angell, conta das observações do escritor do livro E. B. White sobre as transformações na cidade de Nova York e que na realidade são transformações que todas as cidades sofrem.
Cada momento e cada fase de nossa vida possuem vivências que não se repetiram mais e, que em muitas das vezes, não podem ser percebidas pelas pessoas, pois, trata-se de experiências únicas, vividas e valorizadas por cada um dentro de seu cotidiano.
No decorrer da introdução pode-se perceber a valorização de White sobre determinados acontecimentos do dia-a-dia na cidade Nova York que, devido as suas transformações ao longo dos anos já não lhe proporcionam a mesma vivência. Tratava-se apenas de lembranças, pois, agora as experiências se tornavam diferentes. Para ele, embora no passado tenha sido legal viver e morar em Nova York, hoje apesar das mudanças sofridas ainda é interessante viver na cidade, porém, vivenciando experiências diferentes. Trata-se de um convite ao leitor para “sentir” Nova York hoje de outra forma, modificada.
O filme “Big Fish” serviu como um complemento a aula para falar justamente dessas experiências e vivências de cada pessoa dentro do seu cotidiano e qual o valor que cada ser dá a essas experiências.
Podem-se ainda relacioná-las com a atividade turística de forma a pensar que os profissionais do turismo “vendem” vivências e experiências únicas para cada pessoa dentro do seu cotidiano que servirão de lembranças de seu passado. E essa é a real lembrança que se deve ter de viagens e locais visitados. Fotografias são apenas imagens que não retratam a experiência vivida e nem os sentimentos daquele momento.

Nenhum comentário: