segunda-feira, 12 de novembro de 2007

[doc-n] welbert

A aula do dia 29 de Outubro/07 iniciou-se com o Prof. Fred falando sobre a viagem a Ouro Preto, dizendo o que cada aluno deveria levar como: câmera fotográfica, roupas leves, um livro para leitura e também um presente para dar para um morador de Ouro Preto. Houve uma discussão para uma possível união das turmas manhã e noite em uma única viagem no dia 10/11/07. Mas segundo o professor: se vai dia 3/11/07 vão poucas pessoas, e se vai dia 10/11/07 vão muitas e ai ele não consegue controlar todo o pessoal. Com o fim dessa discussão o Professor Fred disse que iria conversar com a Coordenadora Fabiana e até o dia 31/11/07 – quarta-feira ela iria à sala avisar sobre a possível mudança de datas, mas que a principio a viagem está marcada para o dia 3/11/07 com saída às 7h30 e retorno às 16h.
Depois se falou sobre a aula anterior quando o assunto foi lotes vagos sendo utilizados como um novo espaço, sendo revitalizados. E quais os procedimentos que se criou para que os lotes pudessem ser revitalizados. O professor Fred lembrou do Banquete, onde uma mesa foi colocada no meio do lote vago e em seguida começou a chegar as pessoas da comunidade trazendo panelas, copos, comida, sucos, ou seja, essas pessoas participaram da construção desse processo, onde se criou uma situação onde o lote vago que era vazio e sem nenhuma utilidade para a comunidade voltou a “PULSAR”, ele foi trazido de novo para a vida. Usar os lotes vagos como espaço público temporário: a partir desse procedimento foi criado a educação patrimonial, onde foi envolvida a comunidade e dado a esse lote um novo sentido.
Em seguida o professor Fred falou sobre o documentário da Regina Case: Um pé de que? Onde a Regina Casé utiliza-se do Jerivá que é uma arvore, como uma desculpa para se falar na verdade do Rio Pinheiros, onde o procedimento da Regina Case não é mostrar a arvore e sim o rio. E através desse elemento ela consegue contar uma história que transcende o objeto primeiro que é o Jerivá e acaba mostrando a história do Rio, da vegetação no seu entorno, da construção civil, ou seja, o processo de revitalização que esse Rio vem sofrendo, consegue mostrar o projeto Pomar da prefeitura que leva crianças das escolas a visitarem o Rio e ensina a essas crianças programas de educação ambiental. Depois o professor Fred falou sobre o filme Edifício Máster, de Eduardo Coutinho, onde se pretende contar a história de alguns moradores daquele edifício. Para se conseguir isso Eduardo Coutinho aluga um apartamento durante 2 meses e leva para lá sua equipe de filmagem, onde durante esse tempo é produzido pequenos vídeos e enviados para o Eduardo Coutinho que escolhe 12 pessoas que passaram a contar para ele suas histórias. Como por exemplo, a moradora mais antiga que é a Maria, onde ela conta que antigamente existia lá muita prostituição, muitas festas, mas ao mesmo tempo ela conta tudo isso sorrindo e também de outros moradores como Alessandra, Adriana e o Henrique que morou durante algum tempo nos Estados Unidos e conheceu Frank Sinatra e agora morando no edifício Máster a 10 anos todos os dias ele canta músicas de Frank Sinatra na janela de seu apartamento. São essas coisas que são chamadas de pequenas biografias. A partir daí foi proposto o exercício onde deveríamos construir um procedimento através de uma das palavras-chaves que são: Verde/Rotatória/Águas/Edifício, onde este lugar escolhido seja novamente revitalizado criando uma situação de interação das pessoas e que se possa criar o contato entre elas, onde dentro dessa participação se crie uma parceria, ou uma delegação de poder, ou uma auto-gestão.

Palavra-Chave: Rotatória
Poderia ser qualquer outra palavra, mas o que importa aqui não é a palavra em si, mas sim a história que se pode construir a partir dela. Usar a rotatória como um procedimento ou uma “desculpa”, que irá nos possibilitar um conhecer de algo “novo”.

Links:
http://www.rizoma.net/interna.php?id=223&secao=anarquitextura
http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2707267&sub=Distrito
http://www.planetanews.com/produto/D/81392/um-pe-de-que---duplo-regina-casE.html
http://www.rabisco.com.br/09/edificiomaster.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/colunas2/b177b.htm
http://pensatriz.blogspot.com/2007/05/rotatria-modo-de-usar.html

Noticias:
Lotes vagos: ação coletiva de ocupação urbana experimental
Destino incerto de lotes vagos preocupa moradores de condomínios
A ousadia de Coutinho em edifício Master
Rotatórias que deseducam
Rotatória, modo de usar

Nenhum comentário: