segunda-feira, 12 de novembro de 2007

[doc-n] toufic [lotes vagos]

Os conceitos de situação no dicionário Silveira Bueno (1996), são: “Posição, disposição recíproca das diferentes partes de um todo; fase governamental ou ministral; o governo, relativamente á atualidade ou a uma dada época; estado de negócios; estado moral de uma pessoa; estado ou condição; ocorrência.”
O primeiro contato com a “situação” na aula de educação patrimonial foi com um conceito muito bacana que é: ‘provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural e, a partir de suas situações, despertar o interesse em resolver questões significativas para sua própria vida pessoal e coletiva.’
Um exemplo dessa situação é a visita de um grupo de turistas franceses a certa igreja em uma cidade histórica mineira como Ouro Preto. Nesse caso, a intenção principal do grupo é conhecer a igreja por dentro, sua história, a cultura, a textura, as imagens por intermédio de um guia. Porém, num segundo momento, a palavra intenção do grupo muda completamente para a atenção numa senhora moradora da cidade que está no canto dela orando, sem ao menos se incomodar com aqueles turistas. Nessa hora, ocorre uma mudança na situação que ao invés se conhecer a igreja, ficou muito mais interessante a senhora rezando e talvez conversando com ela, as informações poderiam ser mais garantidas, verídicas do que a do guia. Essa é uma situação provocada pelo turista de querer conhecer a senhora rezando. Isso prova o que aprendemos na aula: a cultura não é passado, ela pode se realizar na hora.
Assistimos o filme Metros Quadrados, na verdade se trata de um documentário mostrando lugares de Belo Horizonte que são usados para o entretenimento, o lazer, a prática de esportes.
Depois de vermos trechos do filme METROS QUADRADOS, chegamos no situacionismo, mais antes vamos ver que Momentos significar sair da rotina habitual, construir situações. Voltamos no situacionismo; que é um movimento europeu de crítica social, cultural e política. O grupo se define como uma “vanguarda artística e política”, apoiado em teorias críticas à sociedade de consumo e à cultura mercantilizada. O situacionismo se relaciona á crença em que os indivíduos devem construir as situações de suas vidas no cotidiano, cada um explorando o seu potencial de modo a romper com a alienação reinante e a obter prazer próprio.

Lotes Vagos: A palavra lotes vagos foi escolhida por mim porque teve uma grande representação na aula, pois são lugares realmente vagos que servem para a prática de atividades cotidianas, lugares para se sair do cotidiano diário e se praticar atividades, esportes, oficinas, brincadeiras. Esses lotes vagos são transformados em:
Sala de Televisão
Horta
Barbeiro
Local para leitura
Área de lazer
Banquete( no caso de refeições comunitárias)

Biografia
Henri Lefebvre foi um importante filósofo marxista e sociólogo francês. Criticava os althusserianos (população francesa que vivia na argélia) por apagar a ação dos sujeitos no processo de comunicação. Segundo ele fatores importantes como a vivência dos receptores, a “decodificação pelo cotidiano”, as mediações e os lugares dos sujeitos foram esquecidos.
Foto de Henri Lefebvre
http://www.roebuckclasses.com/people/images/lefebvre_h.jpg

Internet
:
http://www.rizoma.net/interna.php?id=130&secao=potlatch
http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2007/06/28/Bahia/Rua_de_Lazer_domingo_no_Dique_do_.shtml
http://www.tropicologia.org.br/artigos/cientifico/compreensividade.html
http://portalexame.abril.uol.com.br/revista/exame/edicoes/0904/consumo/m0140899.html
http://www.rizoma.net/interna.php?id=223&secao=anarquitextura

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