segunda-feira, 12 de novembro de 2007

[doc-m] nathália [procedimentos]

Nesta aula foram apresentados três documentários: “Pé de Quê”, “Edifício Máster” e “O fim e o Próprio”.
No documentário “Pé de Quê” foi abordado o significado do Rio Juruatuba, que surgiu devido à existência de diversos jerivás em seus arredores e também o surgimento do seu nome atual, passando por Rio Pinheiros até chegar ao famoso nome de hoje, Rio Tietê.
Posteriormente é mostrada a história do surgimento da cidade de São Paulo, que de acordo com o documentário, cresceu por causa deste rio. Esta história foi contada através de relatos dos próprios moradores da cidade que vivenciaram a época em que o rio não era poluído e transparecem sua indignação com a situação em que se encontra hoje, cheio de lixo e esgoto.
A percepção da péssima situação do rio trouxe uma boa iniciativa para recuperação ambiental, o projeto Pomar. O projeto busca revitalizar o Tietê através da plantação de novos jerivás, plantas originais do rio, e despoluição do mesmo, mas sofre algumas dificuldades. Como o rio fica no meio da cidade, a fiação elétrica impede o plantio deste tipo de planta, pois são altas e então têm que optar por plantar algo mais baixo, não podendo manter as nativas.
Este projeto gera melhorias consideráveis para a cidade, bem como a geração de novos empregos, preocupação com o meio ambiente através da conscientização de estudantes e, dessa forma, alcançando a preservação do mesmo.
Em seguida o documentário apresentado foi “Edifício Máster”. Este relata a interessante história de uma equipe de jornalistas/ pesquisadores que alugou um apartamento no prédio e ficaram por um mês inteiro pesquisando sobre a vida de vários moradores, através de entrevistas nas quais contavam sobre experiências de suas próprias vidas.
O edifício se localiza no bairro Copacabana a um quarteirão da praia e é composto por 12 andares com 23 apartamentos em cada.
Ao fim da apresentação de cada entrevista foram ressaltados alguns itens importantes pelo professor Frederico, tais como:

Morar no prédio por um mês
Filmar por uma semana
Construir recortes da realidade
Voz do narrador
Todos aparecem na filmagem por que são participantes da realidade
As imagens da câmera de vigilância
A Sala de Administração

Ao final da aula praticamos exercícios sobre os temas abordados mostrando a importância da construção da história, através da elaboração de um roteiro voltado para a área turística.

Nenhum comentário: