segunda-feira, 12 de novembro de 2007

[doc-m] priscilla [procedimentos]

A finalidade da aula de Patrimônio Turístico do dia vinte e seis de novembro de 2007 foi de fazer com que os estudantes percebam e criem procedimentos que busquem o envolvimento da comunidade para o turismo.
No decorrer da aula foram citados três exemplos distintos de procedimento através de vídeos.
O primeiro vídeo cujo nome é “Banquete M2”, mostra a organização de uma comunidade para a realização de um banquete. Podemos descrever o procedimento adotado no qual o grupo organizador conseguiu envolver aquela comunidade. Primeiramente houve a construção das mesas e cadeiras. Após isso, o grupo visitou a residência dos moradores em que possuíam uma certa afinidade e os convidou para participar do evento. Após a aceitação da comunidade para a participação, o grupo determinou o que cada morador poderia levar para o banquete (pratos, garfos, dentre outros).
O segundo vídeo apresentado, “Um Pé de que”, foi uma reportagem feita pela apresentadora Regina Casé. A reportagem inicia-se mostrando e explicando o que é o Jerivá, que nada mais é que uma espécie de coqueiro, que também é conhecido por outros nomes como baba de boi, coco babão, dentre outros. Estes pés de Jerivás mostrados na reportagem estão localizados na cidade de São Paulo, próximo ao rio Jurubatura, no qual atualmente este é denominado como rio Pinheiros. A reportagem faz uma retrospectiva histórica de como aquele rio e os pés de Jerivás ( típico daquele local) eram e como estão hoje. Algumas pessoas que conheceram aquele local ainda intacto pela “maldade” do homem foram entrevistadas, e relataram que já usufruíram daquele espaço de diferentes formas, seja o utilizando para a pesca ou até mesmo para brincadeiras quando crianças.
Segundo o vídeo, atualmente devido ao crescimento da capital o rio teve que se adequar ao novo estilo de vida, e este sofreu alterações desde sua forma até sua balneabilidade e conseqüentemente junto a este os jerivás também foram perdendo sua força, e hoje não se encontram Jerivás como antes naquele local. Onde antes se viam um rio saudável, Jerivás, areia e pedras, hoje se vê carros, prédios e um rio cujo seu estado é deprimente, pois se tornou praticamente um dos esgotos da cidade.
Visto o problema citado acima, o vídeo mostra ainda que um grupo de pessoas se reuniu, e decidiu criar um projeto que vise à construção de um memorial do local. O nome do projeto é Pomar. Próximo ao rio foram plantados vários pés de Jerivás e outras mudas doadas pela comunidade. Para irrigar as plantações é usada a água do rio, que no caso, a parte retirada para a irrigação é tratada no local pela equipe, através de um processo de tratamento próprio.
Através deste projeto, os organizadores conseguiram gerar postos de trabalho compostos de pessoas que antes não tinham perspectiva de vida, atrair um público variado para visitação, desde escolas até ONG´s e associações, conseguindo também comover a comunidade, fazendo com que esta olhe o rio e seu memorial e reflitam sobre, e percebam que a degradação do meio ambiente natural é culpa apenas e exclusivamente de nossa sociedade, ou seja, todos nós temos culpa. Um dos integrantes do projeto na entrevista destaca a participação da comunidade através de doações de adubos e mudas de diversas espécies de plantas.
Segundo a explicação do professor, assim como o banquete mostrado no primeiro vídeo foi uma desculpa para reunir as pessoas, os Jerivás na reportagem foram um pretesto para relatar um problema muito maior, o rio.
Os procedimentos adotados para envolver as pessoas, foi a criação do Projeto Pomar com a finalidade de não reflorestar ou criar um jardim no local e sim de criar algo maior que realmente chame a atenção das pessoas ao passarem pelo local, um memorial.
O terceiro vídeo cujo nome é “Edifício Máster”, trata-se de um documentário em que o cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, junto com a sua equipe de filmagem produzem um documentário com 37 moradores dentre os 500 residentes do edifício, conseguindo extrair histórias de experiências de vidas destes moradores, tendo os assuntos expostos por eles os mais variados, desde de descontentamento com algo até o medo da solidão. O cineasta parte dos moradores para contar a história do prédio.
O edifício possui 12 andares e 276 apartamentos conjugados, em Copacabana. A equipe de filmagem alugou um apartamento neste edifício durante um mês para observar a vida dos moradores e durante sete dias a equipe realizou as filmagens com os mesmos. Observa-se que não foram ordenadas as imagens e relatos segundo critérios temáticos ou alfabéticos, como seria previsível em um filme-catálogo como esse. A opção foi pela ordem em que as entrevistas foram gravadas. Neste documentário as histórias pessoais são a matéria-prima mais relevante para a constituição do filme e, por extensão, para que o prédio adquira uma dimensão também humana.
É importante ressaltar que os procedimentos para a construção do documentário adotado pela equipe estão citados acima.
Após a apresentação dos vídeos e da aula expositiva feita pelo professor, foi proposto por ele através de quatro palavras chaves (verde, outdoors, rotatórias e edifícios) para que os alunos possam criar um roteiro através de uma das palavras escolhidas com o intuito de criar um projeto, tendo como referencias nossas experiências vividas em nossa cidade. Os questionamentos levantados por ele foram: Tem que construir uma história? Quais procedimentos para se construir uma historia? Qual a importância de mostrar essas pessoas? O professor orientou os grupos mostrando que através de nossas experiências e fatos podemos criar uma grande idéia.


Palavra chave: Procedimento
Segundo o dicionário de português procedimento é o ato ou efeito de proceder; modo; maneira de proceder; comportamento; modos. Segundo a Internet a palavra chave significa maneiras de se aplicar o processo, englobando uma série de atos constituída de etapas.
Percebe-se que o significado da palavra chave engloba a proposta dos três vídeos mostrado pelo professor, no qual o procedimento realizado em cada vídeo dependeu das diferentes situações mostradas.

notícias

http://www.cultura.ba.gov.br/noticias/na-midia/impresso/axe-em-plataforma
http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+1820/Passo+a+Passo+18/Quem+espera+o+qu%C3%AA+na+participa%C3%A7%C3%A3o+da+comunidade.htm
http://www.fhi.org/sp/RH/Training/trainmat/ethicscurr/RETCCRPo/ss/Contents/SectionI/a1sl16.htm
http://obras.itajai.sc.gov.br/noticiasp_det.php?id_noticia=1398
http://www.prefeiturajuliodecastilhos.rs.gov.br/site/prefeitura.php?mod=noticias&id=484
http://www.cidadedaluz.com.br/pt/noticias/noticias.php?subaction=showfull&id=1123446439&archive=&start_from=&ucat=1&

Sites

www.contracampo.com.br/criticas/edificiomaster.htm
www.cultura.mg.gov.br
www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=9424 - 37k

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