segunda-feira, 12 de novembro de 2007

[doc-m] silvia lins [lotes vagos]

A aula do dia 19 de outubro teve início com uma abordagem do que vem a ser a base da educação patrimonial, que consiste em provocar situações de aprendizado e, a partir de suas manifestações, despertar o interesse em resolver questões significativas para sua própria vida, pessoal e coletiva. Deve–se então começar a pensar na construção dessas situações.
Uma passagem do texto de José Newton Meneses retrata a ocasião na qual um grupo de turistas franceses, acompanhado por um guia de turismo, visita uma igreja barroca e se depara com uma senhora que fazia sua prece em voz alta. Este fato incomodou o guia, preocupado apenas em repetir para os visitantes a importância artística do espaço. Por outro lado, o ritual de reza da beata ilustrou um momento em que uma situação de aprendizado poderia ocorrer, mas que, por falta de percepção do guia, não foi bem aproveitada. Ele não notou que aquela manifestação cotidiana poderia servir de atrativo, de forma a traduzir para os turistas o entendimento daquele espaço (igreja) nos dias atuais. A beata então é vista naquela situação como elemento de presentificação.
Os situacionistas defendem a idéia de criação de novas situações, que possam agir de forma revolucionária. O movimento situacionista foi ativo no final dos anos ’60, época em que a arte estava muito presente, com ações contra a cultura, a ditadura e a realidade vigente. Os artistas da época aspiravam por grandes transformações, e pregavam que a arte deveria criar vida nas cidades, deveria ser vista como uma ferramenta de revolução do cotidiano.
A teoria dos momentos, de Henri Lefebvre, fala que a vida cotidiana pode ser dividida em momentos nos quais se intensifica o rendimento vital da cotidianidade. Tem determinados momentos na vida que vão ficando marcados, registrados em textos, imagens, vídeos e narrativas. O cotidiano não desperta interesse algum nas pessoas que participam dele, o que fica marcado são os momentos de quebra da rotina. Criar vida é criar situações, e trazer de volta aquilo que de alguma forma se conserva na memória.
Situações são momentos perecíveis, efêmeros. O caso do aluno Bruno Rímulo é retomado para exemplificar uma situação: o principal aspecto presente na promoção do café na praça está no desenrolar da conversa proporcionada pelo encontro entre os turistas e o cozinheiro. O que está em jogo então é a criação de uma situação de encontro que provoca estranhamento, e esse estranhamento é importante porque desperta interesse e atenção. Entretanto, uma situação de estranhamento não precisa necessariamente ocorrer em um lugar novo, o que deve ser analisado é a maneira como as pessoas se comportam no lugar. Deve-se então pensar em procedimentos para criar novas possibilidades de usos dos espaços.
O grande problema do urbanismo é que ele só se preocupa em resolver o problema habitacional e das vias de acesso, e se esquece de pensar na maneira como as pessoas vivem, tornando a cidade mais dinâmica. O conceito de jogo/lazer está relacionado a uma concepção de dinamismo. O jogo aqui retratado é uma construção coletiva, temporária, e não um jogo que visa a competição. É esse jogo que está na base da concepção de lazer.
Para exemplificar um tipo de jogo foi apresentado o vídeo Metros Quadrados, criado pelo Projeto Lotes Vagos. "Metros Quadrados reconstrói as relações entre as pessoas por meio de intervenções em lotes desocupados, enfocando, sobretudo, sua repercussão na paisagem urbana e no comportamento social. Além de discutir idéias como o vago, a propriedade, o jardim e o uso coletivo, o documentário registra uma cidade invisível, na qual os lotes são revelados como lugares potencias para criar múltiplos lugares e devires”.
A proposta traz vida momentânea aos espaços inicialmente mortos. Os novos usos estabelecidos foram: sala de tv, banquete, horta, playground, criação de vacas, salão de beleza e lonas amarelas espalhadas pelo lote, que serviam para recostar e descansar um pouco. O que foi feito, na verdade, foi a criação de motivos e eventos para atrair pessoas e promover encontros, através de um momento de estranhamento que provocou e despertou interesse.
Outros exemplos foram citados como: a possibilidade de haver mais áreas verdes nas cidades. A proposta seria começar com pequenos espaços onde árvores são plantadas e com o tempo isso iria se multiplicando. A construção desses espaços se faz através de parcerias com a comunidade. Um outro jogo entre os moradores de uma comunidade promovia uma permuta de espaços, sem contrato e sem troca econômica, apenas como uma maneira os espaços privados, de acordo com as carências de cada um dos envolvidos. Esse tipo de jogo acaba por gerar conflitos, já que tratam com diferentes interesses dos moradores. Contudo, esse conflito apenas atesta o fato de o jogo efetivamente despertar interesse, participação e contato entre as partes envolvidas.
Os eventos de rua são outros exemplos de formas capazes de chamar atenção e provocar interesse, pois fazem um corte na realidade urbana e modificam sua função social através de novas experiências que ficaram marcadas e darão origem a narrativas.

Palavra-chave: Lotes vagos
Lotes vagos foi escolhido como palavra-chave da aula porque consegue expressar de forma abrangente todo o conteúdo exposto. Considerando lote como “cada uma das partes de um todo que se reparte” podemos dizer que se trata de um espaço que compõe um território. Todo ambiente é composto por espaços que se diferenciam entre si por seus usos. Dizer que um espaço é vago pode significar diferentes coisas. O conceito de vago pode exprimir uma idéia de algo desocupado, que não está preenchido; ou ainda algo incerto, indeterminado. Portanto, um espaço vago pode se referir a uma área desabitada, abandonada, ou a alguma construção que permanece em nosso cotidiano, mas não apresenta um uso definido, capaz de despertar nossa atenção. Em ambos os casos, para que sejam aproveitados, é importante observar a maneira como os espaços são ou não usados e, a partir disso, desenvolver novas possibilidades de usos, através da construção de situações que possam causar estranhamento e despertar interesse.

Biografia
JOSE NEWTON COELHO MENEZES
José Newton Coelho Meneses possui mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: história de minas gerais, história epidemiológica, história da educação, história cultural, alimentação, economia, ofícios mecânicos e patrimônio cultural.
Principais obras:
- MENESES, J. N. C. . História e Turismo Cultural. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. v. 1. 127 p.
- MENESES, J. N. C. . O Continente Rústico. Abastecimento alimentar nas Minas Gerais setecentistas. 1. ed. Diamantina - MG: Maria Fumaça Editora, 2000. v. 1. 263 p.

HENRI LEFEBVRE
Henri Lefebvre nasce na França a 16 de junho de 1901 e faleceu a 29 de junho de 1991.
Foi um importante filósofo marxista e sociólogo. Criticava os
Althusserianos por apagar a ação dos sujeitos no processo de comunicação. Segundo ele fatores importantes como a vivência dos receptores, a "decodificação pelo cotidiano", as mediações e os lugares dos sujeitos foram esquecidos.
Principais obras:
- LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. Trad. de Acides João de Barros. São Paulo: Ática, 1991.
- LEFEBVRE, H. Hegel, Marx, Nietzche. Trad. de Mauro Armiño. México: Siglo Veinteuno, 1976.


Links
http://www.rizoma.net/interna.php?id=223&secao=anarquitextura
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ep/tetxt1.htm
http://www.rizoma.net/interna.php?id=130&secao=potlatch
http://www.geocities.com/jneves_2000/henri_lefebvre.htm
http://www.tvcultura.com.br/doctv/doctvIII_programa.htm

Noticias
http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/735013.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u42215.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u61624.shtml
http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=115663
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=300148
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u69532.shtml

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