sábado, 6 de outubro de 2007

[doc-n] luiz [presentificação]

A aula traçou um panorama entre monumento e monumento histórico, conceituando e lançando uma ampla reflexão acerca do processo de formação, desenvolvimento e constituição de um monumento seja ele histórico ou não.
Lançar o olhar e estabelecer uma relação do monumento com o monumento histórico é de crucial importância para a preparação de uma discussão acerca da educação e conscientização patrimonial. Sendo, portanto elemento indispensável para o estudo do futuro profissional de turismo, que vislumbre atuar na área de planejamento e educação patrimonial.

Monumento e monumento histórico
Inicialmente algumas questões devem ser pontuadas, proporcionando assim o esclarecimento com relação às diferenças no processo de formação de um monumento e monumento histórico.
O monumento não é um objeto mais sim um meio, o mesmo sempre toca a emoção e remete a uma lembrança única e indivisível, não interessa a historia formal, ele só representa o que efetivamente é. O monumento tem a capacidade de vibrar como se fosse presente, o objeto não significa nada, o que de fato interessa são as lembranças que este desperta e que estavam totalmente perdidas no imaginário do indivíduo que com ele se relaciona.
Basicamente o monumento provoca a emissão de uma lembrança e sua relação com o meio ocorre de forma gradativa, justamente por permitir inscrições e ser efetivamente, constituído ou construído todos os dias, permitindo dessa forma a interação objeto – indivíduo. Pode-se através dessa análise dizer que a relação do monumento com o tempo é linear.

Diferença entre monumento e monumento histórico

Monumento
Acolhe inscrições

Advertir, lembrar
Não sensibiliza

Não apresenta, traz a tona
Vibrar como se fosse presente
O monumento é um meio

Valor real
Adapta-se conforme as necessidades

Monumento Histórico
Não permite Inscrições (cultura do envidraçamento)
Não remete a nada concreto
Toca pela emoção
Apenas apresenta
Dirige a sensibilidade artística e não histórica
O monumento é o fim
Valor ideológico
Constituído a posteriori
Concepção linear de tempo

É importante salientar que o monumento histórico surge a partir do século XVIII, pois é nesse período que aparece na Europa um movimento pautado pelo raciocínio e interpretação lógica e racional de todos os elementos integrantes da vida humana e consequentemente do mundo.
David Hume, uma das figuras mais importantes do chamado
iluminismo escocês, retratado por Allan Ramsey (1713-1784) em 1766. Edimburgo, Scottish National Portrait Gallery.
Fonte: Wikipédia.

O que no período do feudalismo encontrava explicação na religião agora era explicado pelo prisma da lógica e da racionalidade. A esse movimento, ou melhor, frente ideológica, se deu o nome Iluminismo. Abarcado nessa “revolução” do pensamento lógico, nasceu a HISTÓRIA, a cientificação, bem como novas formas de construção do passado, através da utilização de imagens e da arqueologia.
Frontispício da
Encyclopédie (1772), desenhado por Charles-Nicolas Cochin e gravado por Bonaventure-Louis Prévost. Esta obra está carregada de simbolismo: a figura do centro representa a verdade – rodeada por luz intensa (o símbolo central do iluminismo). Duas outras figuras à direita, a razão e a filosofia, estão a retirar o manto sobre a verdade.
Fonte: Wikipédia

Com isso surgem as ciências (explicação lógica de todos os aspectos da vida) e aparece então a geografia, física, química, matemática, medicina e historia, porém todos esses temas foram racionalizados e desmembrados buscando responder todas as perguntas que outrora eram respondidas através da religião e fé.
Esse processo desencadeia um movimento de esvaziamento da historia das coisas, a historia do cotidiano não precisa ser contada, pois já existe uma História oficial, que se da através do conhecimento de tudo pela razão. Não é mais necessário saber a história e muito menos viver um edifício, pois existem livros que contam a historia desses edifícios.
O monumento só existe porque é vivido, “a arquitetura só se justifica onde há vida”. Quando um monumento e “elevado” a categoria de histórico, o mesmo transforma-se, em decorrência desse processo, em um objeto, frio, sem vida, transparente. E esse processo afeta drasticamente a população local e sua sensibilidade para com o monumento histórico em questão.
Porém todo processo de transformação do monumento em objeto (monumento histórico) com o passar do tempo, e se aceito pela população, pode ser elevado novamente à categoria de um monumento. O mesmo pode ocorrer em relação aos monumentos que já surgem como sendo Históricos. Porem é certo que em ambas as situações isso é muito difícil que aconteça, e em grande medida porque os monumentos históricos não acolhem inscrições e acima de tudo, eles nascem para afirmar algo e não para serem vividos.
Os monumentos históricos são elementos de uma historia de caos, uma historia que foi transformada em objeto. O individuo não quer saber da ruína como um espaço para ser vivenciado, mas sim para reconstruir o passado. E dentro desse processo a cidade (monumentos históricos) é como um livro velho, guardado na estante e que não é utilizado por ninguém.
Qual então será a saída para desapertar o sentimento de pertencimento do individuo em relação a esse objeto sem vida (monumento historico)? Será que esses objetos estão fadados a serem reduzidos a marcos ou pontos de referencias, como ocorre com grande parte de tais objetos?
Uma das alternativas é a criação de eventos, no sentido de proporcionar o contato entre o individuo – objeto, possibilitando assim a vida. Acarretando também, através desses eventos um sentimento de estranhamento, já que o único objetivo da arte é causar o estranhamento, a repulsa e a reflexão. Caso contrário o contato entre o turista, comunidade e objeto não transmitirá nenhum tipo de conhecimento.
Tipo de evento proposto pelo artista Christo e Jeanne-Claude
Fonte:
http://imagecache2.allposters.com/images/pic/AWI/NR16565-Christo~Over-the-River-from-Underneath-Posters.jpg
Porém antes de construir algum tipo de evento deve-se saber o que o outro quer falar (comunidade) e preservar o que para essa comunidade faz sentido. É fundamental pensar a historia como algo a ser continuamente construído sendo que sua interpretação não é um movimento de distanciamento mais sim um movimento a fim de dar um passo e se colocar no local. A interpretação deve e pode ser realizada em conjunto, comunidade – turistas, para assim gerar o entendimento. Por fim cabe salientar que quando algo se perde algo novo surge, e que o afeto é que está em jogo quando o assunto é a preservação.

Conceito chave: Presentificação – Viver o objeto (monumento histórico) de forma a que o contato proporcione a rememoração de algo. Que traga a tona às emoções de outrora, tornando reais e presentes sonhos e sensações.

Biografia
Christo
(Artista norte-americano de origem búlgara), 13-6-1935, Gabrovo
Este artista conceitual é conhecido internacionalmente por suas espetaculares encenações, que consistem em embalar edifícios e acidentes naturais (por exemplo, Wrapped Coast, 1972, cobertura de um trecho de costa com 1,5 quilômetro de extensão em Little Bay, próximo de Sydney; The Pont Neuf Wrapped, 1985, "embalagem" de uma ponte em Paris). Um de seus projetos que despertaram maior sensação foi o "empacotamento", em 1995, durante duas semanas, do edifício do Reichstag (Parlamento) em Berlim, projeto que Christo já ambicionava há 22 anos e causou grande controvérsia (The Wrapped Reichstag, com um custo de 15 milhões de marcos). Em suas monumentais obras de arte, que planifica e realiza conjuntamente com sua esposa Jeanne-Claude, Christo reúne finalidade, forma e conteúdo, que são evidenciados pela cobertura. Seu objetivo é estimular o desenvolvimento de uma nova consciência da realidade e da história.
Fonte:
http://www.wdr.de/themen/kultur/2/christo_arkansas_projekt/_img/christo_zeichnung_400q.jpg

Dicas de filme

Paris, Te Amo
Sinopse: Coletânea de 21 curtas, de 5 minutos cada e de autoria de diferentes diretores, sobre a cidade de Paris.
Cartaz do filme Paris, Te Amo
Fonte:
http://www.adorocinema.com/filmes/paris-eu-te-amo/paris-eu-te-amo.asp

Notícias
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/07/05/296644434.asp
http://veja.abril.uol.com.br/idade/exclusivo/150502/p_067.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u303764.shtml
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/09/14/materia.2007-09-14.5792436694/view
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/08/04/297113247.asp

Links
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento
http://www.wdr.de/themen/kultur/2/christo_arkansas_projekt/_img/christo_zeichnung_400q.jpg
http://www.adorocinema.com/filmes/paris-eu-te-amo/paris-eu-te-amo.asp
http://imagecache2.allposters.com/images/pic/AWI/NR16565-Christo~Over-the-River-from-Underneath-Posters.jpg
http://www.discoverybrasil.com/egito/monumento/index.shtml

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