quarta-feira, 24 de outubro de 2007

[doc-n] igor [cidadania]

Aula do dia 01 de outubro, o Professor Frederico fez uma reflexão sobre algumas definições e relações entre: Patrimônio, cidadania e participação.
O professor iniciou a aula com o seguinte conceito de Educação Patrimonial: “Implementação de ações educativas de investigação, apropriação e valorização do patrimônio Cultural”. Logo em seguida cita uma das funções da Educação Patrimonial que é: “Envolver a comunidade na preservação e gerenciamento do patrimônio, podendo até transformá-lo. Buscando agentes e não pacientes”.
Neste contexto o professor colocou a Educação Patrimonial como parte do planejamento turístico para que nós futuros turismólogos imaginássemos como seria nosso trabalho de campo. Primeiramente seria necessária uma alfabetização cultural, ou seja, entender como funciona o processo. Os agentes precisam entender, que o patrimônio só existe se for construído uma história individual ou coletiva, ou seja, precisa ser usado e não somente preservado. È importante lembrar que a ação educativa não tem a função de criar regras, a liberdade é importante para que o indivíduo se aproprie dos patrimônios, seja ele material ou imaterial. Os patrimônios precisam ser vividos, ganhar vida, este é o foco da ação patrimonial.

O turismólogo deve instigar os moradores a contar suas histórias, não importa quem está certo ou errado, o importante é aproximar os indivíduos dos patrimônios. Para se pensar o turismo cultural, é necessário pensar onde entra o papel do turista, o que queremos que ele; identifique, valorize e preserve?
Durante a aula o professor inseriu o termo “cidadania” no contexto da preservação e pertencimento do indivíduo em relação ao patrimônio, abordando seu conceito mais amplo e menos tradicional. Afirmar cidadania é “Afirmar pertencimento à uma cidade”, e como a cidade vive em constante mudança podemos concluir que afirmar cidadania é portanto “Afirmar o comprometimento com a mudança, ser agente e participar”"
Neste contexto o professor colocou a Educação Patrimonial como parte do planejamento turístico para que nós futuros turismólogos imaginássemos como seria nosso trabalho de campo. Primeiramente seria necessária uma alfabetização cultural, ou seja, entender como funciona o processo. Os agentes precisam entender, que o patrimônio só existe se for construído uma história individual ou coletiva, ou seja, precisa ser usado e não somente preservado. È importante lembrar que a ação educativa não tem a função de criar regras, a liberdade é importante para que o indivíduo se aproprie dos patrimônios, seja ele material ou imaterial. Os patrimônios precisam ser vividos, ganhar vida, este é o foco da ação patrimonial.
O turismólogo deve instigar os moradores a contar suas histórias, não importa quem está certo ou errado, o importante é aproximar os indivíduos dos patrimônios. Para se pensar o turismo cultural, é necessário pensar onde entra o papel do turista, o que queremos que ele; identifique, valorize e preserve? Como será o contato da comunidade com os turistas?

Palavra Chave:
Cidadania
Durante a aula o professor inseriu o termo “cidadania” no contexto da preservação e pertencimento do indivíduo em relação ao patrimônio, abordando seu conceito mais amplo e menos tradicional. Afirmar cidadania é “Afirmar pertencimento à uma cidade”, e como a cidade vive em constante mudança podemos concluir que afirmar cidadania é portanto “Afirmar o comprometimento com a mudança, ser agente e participar”
Pautado neste conceito como podemos garantir o direito a cidadania? Sobretudo no Brasil, onde os direitos básicos de cidadão não são garantidos à maioria da população? Cabe a nós; revermos nossas relações enquanto cidadãos, o que estamos produzindo enquanto agentes e cobrarmos das instituições governamentais e escolas a resgatarem a importância das tradições e patrimônio.
Pautado neste conceito como podemos garantir o direito a cidadania? Sobretudo no Brasil, onde os direitos básicos de cidadão não são garantidos à maioria da população? Cabe a nós; revermos nossas relações enquanto cidadãos, o que estamos produzindo enquanto agentes e cobrarmos das instituições governamentais e escolas a resgatarem a importância das tradições e patrimônio.

Links:
http://www.cies.iscte.pt/projectos/ficha.jsp?pkid=2
http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/artigos.php?cod=117
http://www.sei.ba.gov.br/publicacoes/publicacoes_sei
http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/opencms/institucional/noticias/arquivos/preservacao_patrimonio_cultural_tema_palestras_forum_mundial_turismo.html
http://www.desti-nations.net/conteudo-pt-br/news/release.2004-12-16.2437820400

Matérias:
http://holococos.sjdr.com.br/index.php/2006/11/quando-educao-guia-o-turismo/
http://www.revista.iphan.gov.br/materia.php?id=130
http://www.revista.iphan.gov.br/materia.php?id=134
http://www.revista.iphan.gov.br/materia.php?id=131

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