quarta-feira, 24 de outubro de 2007

[doc-n] raquel capuzzo [cidadania]

Para o tema dessa aula foram citados dois autores, a primeira Arendt, H, que diz sobre as ações educativas no mundo, a proposta da comunidade é construir o tempo inteiro, é o indivíduo que age e transforma o mundo; já para o outro autor Freire, P. (Pedagogia da Revolução), diz que a educação faz com o homem seja o sujeito ativo, ele apenas provoca essas ações.
Em relação a investigação, apropriação e valorização do patrimônio cultural, pode-se dizer que é o conjunto de bens culturais do valor reconhecido para certo grupo ou para a humanidade recebidos do passado e são de natureza imaterial, eventual. Isso quer dizer a vida que se cria ao redor do objeto, o valor agregado que atribuímos a ele.
Em sala também foi discutido o envolvimento da comunidade na gestão do patrimônio, que na verdade é a educação patrimonial. É essa gestão a responsável por planejar os espaços urbanos. O professor escreveu quatro palavras no quadro que os significados delas estão interligados: conhecer-identificar-valorizar-preservar, a comunidade provisória formada pelos profissionais de turismo com a comunidade local mais os turistas é quem fazem todo esse giro acontecer, com os bens materiais e imateriais.
O professor nos passou o significado de cidadania para nossa disciplina e a sala trabalhou e discutiu os conceitos: vem da palavra cidade (pertence a uma cidade), a imagem de cidade está em constante mudança, no passado a cidade era de um jeito, hoje é de outro e se projeta no futuro para ser de outro. A cidade não é algo imutável. Afirmar cidadania é afirmar seus direitos e deveres frente a cidade. É afirmar como alguém que age, é afirmar meu comprometimento de indivíduo mudar esse mundo, homem sujeito junto à cidade.
Para a Organização Mundial de Turismo (OMT), turismo cultural são atividades onde o indivíduo está em estado de procura, o turista não sabe o que está procurando, e o turista vive em estado de latejamento por um acontecimento, viaja sempre para ver as mesmas coisas (igreja, festa folclórica, museu, etc).
Em sala foram passadas algumas imagens no retroprojetor, a primeira foi uma foto de mesas montadas de frente a um monumento de uma cidade (praça pública), onde várias pessoas estão conversando e comendo. A segunda imagem também, são de mesas montadas e pessoas comendo em um local público em alguma cidade histórica. A terceira imagem, são de várias pessoas de trajes sociais em volta de mesas em um evento numa galeria de arte. A quarta imagem é dos anos 60, pessoas fazendo teatro na rua. A última imagem são anúncios de eventos na rua. Todas essas imagens puderam nos fazer perceber que todos esses espaços públicos que são utilizados apenas como locais de passagem podem ser transformados em locais para conversar, rir, observar, efetivamente criar oportunidades, para as pessoas participarem dessas diferentes ações nas cidades. Cada pessoa pode trazer uma nova dimensão para aquele lugar, cada um cria livremente uma nova história para aquele lugar.
A palavra chave escolhida para essa aula foi cidadania, justamente porque para tudo que foi discutido: ações educativas; investigação, apropriação e valorização do patrimônio cultural; gestão do patrimônio; alguns conceitos de cidadania; turismo cultural; e as cinco imagens que foram passadas; nos mostra como a ação do indivíduo para a localidade é extremamente importante, porque é ele que vai criar suas histórias e identidade de uma cidade ou local.

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