sábado, 6 de outubro de 2007

[doc-n] ana luíza [presentificação]

Na aula foi discutido o conceito e característica de monumento e monumento histórico. E segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre “Um monumento é uma estrutura construída por motivos simbólicos e/ou comemorativos, mais do que para uma utilização de ordem funcional. Os monumentos são geralmente construídos com o duplo objetivo de comemorar um acontecimento importante, ou homenagear uma figura ilustre, e, simultaneamente, criar um objeto artístico que melhorará o aspecto de uma cidade ou local”.
Um monumento tem as características de advertir e lembrar de algo que aconteceu no passado. Ele carrega a possibilidade do tocar pela emoção e faz parte da vida de uma pessoa. Pois traz uma lembrança do passado, como por exemplo, uma foto ou um tipo de prato gastronômico que passou por gerações.
No século XVIII e com a cientifização o monumento relevante vai ter sua história contada em livros, ou seja, vai existir uma historia oficial do monumento contada em livros, ele não vai ser um elemento material.
O monumento é considerado um objeto unico que não é retirado do contexto, é restaurado e ainda causa desaceleração e remissão.
Já o monumento histórico é caracterizado por ser uma noção de historia já vivida, ou seja, tem valor ideológico. Para ele não interessa a lembrança da historia, é transformado em ponto de referencia. E ainda tem concepção liner do tempo e com isso é dirigido a sensibilidade artística.
Conceito chave:
presentificação
O termo presentificação é um ato em que um objeto se torna presente na forma de imagem. Tem a característica do tempo vivido, ou seja, é sentida como presente e integrada como na memória. E ainda é considerado como um obra que coloca preponderância na relação com o espaço físico acontecendo no momento presente e acentuado com a experiência de sua duração.

Biografia

Françoise Choay
Françoise Choay, nascida em 1925, é
historiadora das teorias e formas urbanas e arquitetônicas e professora de urbanismo, arte e arquitetura na Université de Paris VIII.
Cursou
filosofia antes de se tornar crítica de arte. Nos anos 50 colaborou nas revistas L'Observateur, L'Œil e Art de France. Nos anos 60 dirigiu a seção parisiense da Art international. Da década de 70 até hoje, publicou diversos estudos sobre arquitetura e urbanismo. Dirigiu a coleção Espacements nas Éditions du Seuil.
Obras
A Regra e o Modelo. (La Règle et le Modèle). ed. Perspectiva
Alegoria do Patrimônio. ed. Estação Liberdade
O Urbanismo. ed. Perspectiva'

Noticias
http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/index.php?p=24113&more=1&c=1&pb=1
http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/index.php?p=24037&more=1&c=1&pb=1
http://www.vivaocentro.org.br/noticias/arquivo/111006_a_infonline.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u4887.shtml
http://www.gospelmais.com.br/noticias/888/prefeitura-de-paranaiba-constroi-monumento-a-biblia.html

Sites
http://www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2003/ep/tetxt3.htm
http://www.revistamuseu.com.br/legislacao/patrimonio/veneza.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento
http://www.monumentoaoemigrante.com.br/
http://www.vitruvius.com.br/resenhas/textos/resenha141.asp

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