sexta-feira, 24 de agosto de 2007

[doc-n] marco túlio [mentira]

De acordo com a autora Hannah Arendt, o processo de criação e educação dada às crianças está se tornando cada vez mais individual e solitária, dificultando assim, sua interação com a sociedade, e de vivenciar e reagir às novas experiências. Devido às constantes mudanças tecnológicas e culturais, elas passam a maior parte de suas vidas entre quatro paredes e se relacionando, cada vez mais, com menos pessoas, isso quando não passam a maior parte do tempo sozinhas. Isso faz com que elas percam o senso de coletividade.
O mesmo acontece com a atividade turística, onde a experiência de ir em loco esta sendo substituída pela pesquisa que, em muitas vezes, é realizada dentro de casa. Quando chegam ao local turístico, eles ficam condicionados a perceber somente o que lhes foram impostos por guias, agencias e seus pacotes turísticos e/ou pelas pesquisas realizadas em casa pela internet. Padronizando assim, sua percepção, interpretação e interação com os atrativos e a comunidade. Isto induz o modo como às pessoas vêem o patrimônio e faz com que não se importam em, entender e estudar, como as pessoas vêem o patrimônio. Ou seja, eles dão importância às versões oficiais e não dão importância às que não foram documentadas.
São nomeadas versões oficiais, partes da historia que são documentadas por instituições e museus. O passado é utilizado como um padrão para o presente e exige um processo criativo, pois, sempre faltarão informações sobre ele. Ou seja, nem sempre demonstrará a realidade, pois, não tem como voltar ou reproduzir o passado como ele realmente era.
A história inventada, manipulada (mentira) é uma construção ou reconstrução de um passado, é uma forma de manter o poder de um grupo sobre outro. É manipulada como fonte de autoridade e poder. Com o conjunto de verdades, mentiras e interpretações se formam uma historia oficial.
Então o que será verdade, mentira ou mera interpretação de uma historia oficial? É difícil saber. Sabe-se, que as lacunas existentes na historia abrem brecha para uma manipulação e/ou interpretação da realidade. Algumas verdades são escondidas, mal interpretadas ou sofrem mudanças ao longo de gerações, o que é normal, pois, uma história nunca é contada exatamente do mesmo jeito por duas pessoas diferentes, quanto mais por gerações e gerações diferentes. Algumas versões, não oficiais, são interpretações de um ponto de vista particular e devem ser entendidas como tal e não como mentiras. Devemos utilizar o bom senso para identificar o que é verdade, mentira ou mera interpretação de uma historia oficial.


links:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78663-5990-483,00.html
: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL91859-5603,00.html
http://www.terra.com.br/istoe/1924/internacional/1924_fantasma_de_hitler.htm
http://www.terra.com.br/istoe/1657/artes/1657_questao_de_fe.htm
http://www.terra.com.br/istoe/1959/brasil/1959_a_segunda_traicao_de_judas.htm
Sites
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78663-5990-483,00.html
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL91859-5603,00.html
http://www.terra.com.br/istoe/1924/internacional/1924_fantasma_de_hitler.htm
http://www.terra.com.br/istoe/1657/artes/1657_questao_de_fe.htm
http://www.terra.com.br/istoe/1959/brasil/1959_a_segunda_traicao_de_judas.htm

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