O biboquê, assim como o peão, o ioiô, o bambolê, o cata-vento, fantoches e bolinha de gude são brinquedos que nos remete a infância. Não a infância das crianças de hoje, que substituíram tais brinquedos por playstation, televisão e computador, mas sim os de nossos pais, que brincavam na rua com as outras crianças.
A aula passada teve como referencial teórico o livro “Sobre a História” de Eric Hobsbawn.
Através da leitura deste livro, foi discutido qual o sentido do passado e até onde é possível reproduzi-lo e trazê-lo para o presente.
A verdade é que reprodução de algo nunca é uma cópia fiel. É possivel “museificar” o passado, mas nunca trazê-lo de volta. Para exemplificar, foi falado sobre restauração. A grande questão deste tema foi: a restauração de prédios antigos ou monumentos, é uma forma de reacender o passado valorizando a cultura local ou é uma forma de apagar com as marcas do passado? Por um lado, a restauração pode apagar as marcas de uma época, mas pensando pelo lado do turismo, a restauração contribuiu para atividade, já que esta vende paisagens.
Uma questão importante foi levantada durante a aula: “ é justo que nossos filhos não vejam e não presenciem aquilo que pudemos ver e presenciar?” Seria maravilhoso que nossos filhos pudessem conhecer e viver todas as coisas boas que vivemos, mas nem sempre isso é possível e temos que lembrar também que provavelmente eles verão coisas que não poderemos ver. E por que não, ao invés dos pais apenas levarem seus filhos a prédios restaurados como uma forma de conhecer o seu passado, não apresentá-las a pessoas que fizeram parte da de sua infância e juventude, ou então contar histórias, ou quem sabe, ensinar a elas as brincadeiras como cantigas de roda ou mostrar-lhes brinquedos como, por exemplo, o biboquê, já citado antes.
A mesma coisa pode-se dizer à atividade turística. Por que os profissionais de turismo e também os turistas, se prendem tanto a prédios, monumentos e as histórias que se encontram nos livros? Este foi um tema bastante discutido em sala de aula. As pessoas relacionadas ao turismo deveriam se desprender do “discursso oficial” e criar o seu próprio guia turístico, onde pudessem conhecer os locais que quisessem, conversar com as pessoas fazem a história daquele local sem ficarem presos a uma pacote feito.
A aula passada teve como referencial teórico o livro “Sobre a História” de Eric Hobsbawn.
Através da leitura deste livro, foi discutido qual o sentido do passado e até onde é possível reproduzi-lo e trazê-lo para o presente.
A verdade é que reprodução de algo nunca é uma cópia fiel. É possivel “museificar” o passado, mas nunca trazê-lo de volta. Para exemplificar, foi falado sobre restauração. A grande questão deste tema foi: a restauração de prédios antigos ou monumentos, é uma forma de reacender o passado valorizando a cultura local ou é uma forma de apagar com as marcas do passado? Por um lado, a restauração pode apagar as marcas de uma época, mas pensando pelo lado do turismo, a restauração contribuiu para atividade, já que esta vende paisagens.
Uma questão importante foi levantada durante a aula: “ é justo que nossos filhos não vejam e não presenciem aquilo que pudemos ver e presenciar?” Seria maravilhoso que nossos filhos pudessem conhecer e viver todas as coisas boas que vivemos, mas nem sempre isso é possível e temos que lembrar também que provavelmente eles verão coisas que não poderemos ver. E por que não, ao invés dos pais apenas levarem seus filhos a prédios restaurados como uma forma de conhecer o seu passado, não apresentá-las a pessoas que fizeram parte da de sua infância e juventude, ou então contar histórias, ou quem sabe, ensinar a elas as brincadeiras como cantigas de roda ou mostrar-lhes brinquedos como, por exemplo, o biboquê, já citado antes.
A mesma coisa pode-se dizer à atividade turística. Por que os profissionais de turismo e também os turistas, se prendem tanto a prédios, monumentos e as histórias que se encontram nos livros? Este foi um tema bastante discutido em sala de aula. As pessoas relacionadas ao turismo deveriam se desprender do “discursso oficial” e criar o seu próprio guia turístico, onde pudessem conhecer os locais que quisessem, conversar com as pessoas fazem a história daquele local sem ficarem presos a uma pacote feito.
biografias:
Hannah Arendt
nascida em 14 de outubro de 1906, a teórica política alemã possuía um crescente envolvimento com o sionismo. Seus princiapis livros foram: “ A Origem do Totalitarismo”, “ A condição Humana” e “ Sobre a Revolução”
Walter Benjamin
nascido em 15 de julho de 1892 em Berlim, o historiador marxista tem como principais obras:” Via de Mão Única”, “Paris, Capital do século XIX” e “ Tese Sobre o Conceito de História”.
Livros e Filmes indicados:
Livro: Paixão Terna – A experiência Burguesa: Da Rainha Vitória a Freud, de Peter Gay.
http://www.dathabook.com.br/recomende.php?xid_mat_ind=230501
Filme: Além do Desejo
http://www.cineinsite.com.br/filme/filme-fichatecnica.php?id_filme=32924
Livro: Paixão Terna – A experiência Burguesa: Da Rainha Vitória a Freud, de Peter Gay.
http://www.dathabook.com.br/recomende.php?xid_mat_ind=230501
Filme: Além do Desejo
http://www.cineinsite.com.br/filme/filme-fichatecnica.php?id_filme=32924
links:
Sites:
http://mishappenings.blogspot.com/2005/01/difcil-arte-do-bilboqu.html
http://www.cnfcp.com.br/tesauro/00000208.htm
http://www.jangadabrasil.com.br/index.asp
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=160
http://www.companhiadasletras.com.br/
Reportagens:
http://www.pdturismo.ufsj.edu.br/artigos/umbomnegocio.shtml
http://www.aguaforte.com/antropologia/Peralta.html
http://www.iepha.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=297&Itemid=156
http://www.botucatu.sp.gov.br/news/one_news.asp?IDNews=4447
http://www.cultura.mt.gov.br/conteudo.php?pageNum_Outras=77&sid=54&cid=1752&parent=0&totalRows_Outras=1548
http://www.fabianomoraes.com.br/escritos.asp
http://mishappenings.blogspot.com/2005/01/difcil-arte-do-bilboqu.html
http://www.cnfcp.com.br/tesauro/00000208.htm
http://www.jangadabrasil.com.br/index.asp
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=160
http://www.companhiadasletras.com.br/
Reportagens:
http://www.pdturismo.ufsj.edu.br/artigos/umbomnegocio.shtml
http://www.aguaforte.com/antropologia/Peralta.html
http://www.iepha.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=297&Itemid=156
http://www.botucatu.sp.gov.br/news/one_news.asp?IDNews=4447
http://www.cultura.mt.gov.br/conteudo.php?pageNum_Outras=77&sid=54&cid=1752&parent=0&totalRows_Outras=1548
http://www.fabianomoraes.com.br/escritos.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário